14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Capacidade funcional de idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência para idosos em Marabá-PA.

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO:Instituições de Longa Permanência têm se tornado uma alternativa de apoio para muitos idosos, objetivando a manutenção da sua integridade. Nesse contexto a manutenção da capacidade funcional desses longevos torna-se um grande desafio, visto que a institucionalização representa, por vezes, um desfecho desfavorável frente a independência funcional destes.

Objetivos

OBJETIVOS: Identificar os impactos da institucionalização na capacidade funcional dos idosos em uma Instituição de Longa Permanência no município de Marabá-PA, visando refinamento na política de atendimento destes.

Delineamento/Métodos

MÉTODOS:Foram respeitados os preceitos éticos (Res. CNS 466/12). O estudo é de cunho observacional, transversal, descritivo, com abordagem quantitativa realizada com 30 idosos residente da ILPI, cuja análise estatística se deu pelo programa bioestat 5.3.

Resultados

RESULTADOS:A presente pesquisa demonstrou que 43.33% dos idosos estudados são independentes funcionalmente no score do Índice de Katz e que 56.67% apresentaram algum tipo de dependência funcional, sendo a parcial (26.67%) a mais importante. Observou-se que as atividades em que os idosos apresentaram-se mais dependentes foram tomar banho (53.33%) e prover sua continência (46.67%) e as atividades com maior grau de independência foram a alimentação e a transferência, ambos com 73.33%. Destaca-se que a maioria era do sexo masculino (93.33%), na faixa etária entre 60 a 69 anos, com um total de 12 idoso, dos quais 7 idosos apresentaram independência total no Índice de Katz, demonstrando que longevos novos tendem maior independência funcional em acordo com a literatura. A hipertensão arterial, as doenças osteomioarticulares, cognitivas, como a demência, e as cardiopatias estiveram presentes em mais da metade dos idosos com algum grau de dependência funcional. Quanto ao tempo de institucionalização, 76.67% são residentes na ILPI a menos de cinco anos, destes 30% apresentam a capacidade funcional preservada e 16.66% são completamente dependentes de cuidados, de acordo com o Índice de Katz, com relevância estatística (p=0.019). Quanto ao grau de instrução, 76.68% dos idosos avaliados são analfabetos (p=0.017), demonstrando que 56.68% dos idosos com algum tipo de dependência funcional era analfabetos.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÕES:Este estudo evidenciou impactos importantes da institucionalização sob a capacidade funcional dos idosos, demonstrando que manter a integridade e a independência dos longevos é um importante desafio.

Palavras Chaves

PALAVRAS CHAVES:Idoso, Instituição de longa permanência para idosos, Funcionalidade

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - Pará - Brasil

Autores

JAMYLE BALLA SILVA, GABRIELA PASTANA GOES, INARA SANTOS PEREIRA, PAULO HENRIQUE COSTA DE SOUZA, CILENE APARECIDA DE SOUZA MELO