14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Libere o espirro! Um caso raro de fratura da cartilagem tireoide após um espirro contido.

Fundamentação/Introdução

Causas não traumáticas de fratura da cartilagem da tireóide são extremamente raras e pouco descritas na literatura, tendo como causas relatadas o espirro e a tosse.

Objetivos

Objetiva-se relatar um caso raro de fratura de cartilagem tireoide após espirro contido.

Delineamento/Métodos

VAS, 49 anos, natural e procedente de Belo Horizonte, MG. Nega comorbidades, faz uso apenas de omeprazol; nega uso de drogas ilícitas, tabagismo ou etilismo. Deu entrada no pronto-socorro com quadro de desconforto intenso em região cervical antero-inferior , pior à palpação, de evolução há 40 minutos, iniciada após um espirro contido; notou apenas um “barulho” no pescoço após espirrar. Realizado inicialmente o ultrassom de partes moles cervical, com visualização de enfisema subcutâneo. Já na tomografia computadorizada cervical, evidenciou-se fratura da lâmina direita de cartilagem tireóidea. Rx de torax sem alterações. Ao exame físico, apresentava enfisema subcutâneo cervical discreto, sem deformidade da tireoide à palpação. Optado por tratamento conservador, porém indicada internação devido ao risco de obstrução ventilatória. Como tratamento, foram administrados hidrocortisona e analgesia. Paciente evoluiu com estabilidade hemodinâmica e bom padrão respiratório em ar ambiente, além de melhora da dor. Recebeu alta hospitalar em boas condições clínicas, após 3 dias de observação hospitalar, assintomático.

Resultados

Sabe-se que as causas não traumáticas de fratura da cartilagem tireoide são descritas como casos isolados. Após extensa pesquisa nas bases MEDLINE, LILACS e SciELO, UPTODATE, e Google Scholar, foram encontrados 6 relatos de casos de fratura de injúria laringea não traumática causada por espirro (4 casos) e por tosse (2 casos). Esse é o segundo caso relacionado a tentativa de "prender" o espirro. A epidemiologia contempla homens, de idade média de 40 anos. Todos os pacientes relataram ter experimentado uma rachadura após o evento precipitante, seguido dor local e por vezes disfonia e disfagia. A alta pressão em via aérea gerada durante um episódio de espirro com o nariz fechado pode facilitar tal evento devido a alta pressão gerada em via aérea.

Conclusões/Considerações finais

A fratura da cartilagem tireóide após um episódio de espirro se configura como uma causa rara dentre as não traumáticas. Assim, este trabalho se configura como o registro de um novo caso documentado, agregando valor aos estudos dessa entidade nosológica; ainda coloca uma possivel associação entre o "prender" o espirro e injúria laringea.

Palavras Chaves

FRATURA, CARTILAGEM TIREOIDE, ESPIRRO, CAUSAS NÃO TRAUMÁTICAS.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIMED BH - Minas Gerais - Brasil

Autores

LILIANE TEIXEIRA SOARES PINTO, GUILHERME FAGUNDES NASCIMENTO