14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

TITULO: Hematoma duodenal intramural como complicação de endoscopia digestiva alta diagnóstica em paciente hígido

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: Endoscopia digestiva alta (EDA) é um exame com grande importância diagnóstica e terapêutica para doenças gastrointestinais. É um exame seguro, porém invasivo, e apesar das baixas taxas de complicações, pode evoluir para perfuração, hemorragia ou outros eventos adversos relacionados. Pouco descrito, o hematoma duodenal intramural é mais comum em crianças com trauma abdominal fechado e em adultos jovens com distúrbios de coagulação.

Objetivos

OBJETIVO: Relatar um caso de complicação rara após endoscopia digestiva alta, de hematoma duodenal intramural, evoluindo com quadro de obstrução intestinal alta, em paciente jovem sem distúrbios de coagulação ou demais comorbidades.

Delineamento/Métodos

RELATO DE CASO: R. R. J., 23 anos, masculino, em investigação de síndrome dispéptica e doença celíaca, foi submetido a EDA com biópsia de mucosa de bulbo, primeira e segunda porção duodenal sem dificuldades técnicas ou intercorrências durante o procedimento. Após doze horas do mesmo, iniciou quadro de dor abdominal aguda difusa e intensa, sendo necessário opióide, associado a vômitos, porém sem irritação peritoneal.

Resultados

Foi submetido a tomografia computadorizada de abdome total com contraste oral e venoso que evidenciou coleção (hematoma) de 3 cm na transição da segunda para terceira porção duodenal. Como não foi detectado perfuração, paciente foi internado e manejado de forma conservadora, com suspensão da dieta até diminuição de débito de secreção biliar pela sonda nasogástrica, analgesia e profilaxia com antimicrobianos. Exames complementares seriados não evidenciaram pancreatite, queda de hemoglobina ou distúrbios de coagulação. Repetido exame de imagem 76 horas após o quadro inicial, o qual evidenciou importante aumento do calibre do duodeno nas suas 2°,3° e 4° porções, compatível com hematoma medindo aproximadamente 16 x 3,9 cm, mantendo as mesmas proporções após 14 dias de evolução. Obteve uma evolução satisfatória com o manejo conservador, sem registro de febre, melena ou outras intercorrências.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: Hematoma duodenal intramural é uma complicação rara e pouco descrita da endoscopia digestiva alta, especialmente em pacientes que não apresentam fatores de risco. Ocorre mais na endoscopia intervencionista do que na diagnóstica. O quadro clinico é típico de obstrução intestinal, por vezes associado a pancreatite e colestase. O diagnóstico é de imagem e após descartar perfuração, o tratamento é conservador com dieta zero, sonda nasogástrica e nutrição parenteral.

Palavras Chaves

PALAVRAS-CHAVES: endoscopia digestiva alta, complicações endoscópicas, hematoma duodenal, endoscopia diagnóstica, biópsia duodeno

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DO ACRE - Acre - Brasil

Autores

FERNANDA CAVALCANTE RODRIGUES, HELLEN CAROLINE DE OLIVEIRA PEREIRA, ANDRÉ LEONAM LOPES ISQUIERDO, RITA DE CÁSSIA RIBEIRO PEREIRA, VANESSA DE MORAES CARDOSO