14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Médicos Clínicos Hospitalistas Reduzem Custos Assistenciais de Pacientes Hospitalizados

Fundamentação/Introdução

Os custos de solicitação de exames complementares durante a internação compõem parcela significativa no orçamento hospitalar.
Em uma UTI de Boston, a implementação de guidelines para solicitação de exames laboratoriais reduziu as solicitações em 37%. Outro estudo, da Califórnia, atingiu 12% de redução na quantidade de testes laboratoriais após introdução de recomendações técnicas durante a solicitação.
No Brasil as análises e publicações neste assunto são escassas, faltam parâmetros de comparação entre instituições e referências de boas práticas.
Em pesquisas conduzidas em UTIs de Santa Catarina e da Bahia, identificou-se uma taxa de solicitação de 11,5 e 13,4 exames laboratoriais para cada paciente-dia, respectivamente.

Objetivos

Analisar as taxas de solicitação de exames complementares laboratoriais e seus custos em pacientes do SUS internados em enfermaria de Medicina Hospitalar em dois hospitais do RS.

Delineamento/Métodos

Foi realizado o registro sistemático de diversos indicadores de desempenho, incluindo a identificação do solicitante do exame e todos tipos de exames solicitados em dois hospitais com perfis semelhantes. Os resultados foram apresentados e discutidos mensalmente com a equipe médica.

Resultados

As comparações de perfil das amostras e de desfechos assistenciais não mostraram diferenças entre os hospitais analisados.
No Hospital 1, após 5 meses e 539 internações, identificou-se que os exames laboratoriais mais solicitados foram: Hemograma, Creatinina, Uréia e Potássio. As taxas mensais de solicitação variaram entre 3,6 e 5,6 exames/paciente-dia.
Já no Hospital 2, com 12 meses de análise e 1322 internações, os exames laboratoriais mais solicitados foram: Potássio, Hemograma, Creatinina e Uréia. As taxas mensais de solicitação foram significativamente inferiores variando entre 0,8 a 1,8 exames/paciente-dia. O custo total, neste hospital, de todos os exames laboratoriais foi de R$101.858,80. Se nesta instituição, cuja média de solicitações foi de 1,3 exames/paciente-dia, a taxa fosse idêntica a do Hospital 1 (4,4), o custo total nesse período teria sido de sido de R$344.752,86, ou seja, um aumento superior a 300%.

Conclusões/Considerações finais

O acompanhamento deste indicador e seu feedback continuado favorece o uso racional de recursos e redução de desperdícios. Mesmo comparando-se taxas de solicitações inferiores aos relatados na literatura, que registra mais de 10 solicitações/ paciente-dia, percebe-se o potencial para aperfeiçoamento da prática assistencial com a incorporação de médicos hospitalistas.

Palavras Chaves

hospitalista, exames laboratoriais, uso racional, custos, exames complementares.

Área

Clínica Médica

Instituições

IMPROVE Gestão em Saúde e Medicina Hospitalar - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Fernando Starosta Waldemar, Natália Jaeger Basso, Gisele Baldez Piccoli, André Wajner, José Augusto Pellegrini