14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Infecção fúngica dos seios paranasais: um relato de caso

Fundamentação/Introdução

Murcomicose (zigomicose) é uma infecção causada por fungos da ordem dos Mucorales, é considerada uma infecção oportunista grave, principalmente em pacientes com algum grau de imunossupressão. As manifestações clínicas variam de acordo com os órgãos acometidos. As principais são a rinocerebral (44-49%), cutâneo primário localizado ou generalizado (10-19%), pulmonar (10-11%) e gastrointestinal (2-11%). Na murcomicose rinocerebral encontra-se quadro febril, toxêmico, com evolução rápida e grave.

Objetivos

Demonstrar acometimento fúngico grave de seios paranais e suas complicações em um paciente de risco.

Delineamento/Métodos

Relato de caso.

Resultados

A.T, masculino, 77 anos de idade, branco, aposentado, admitido no Pronto Socorro em 04/12/16, com história de cefaleia hemicraniana à direita, com irradiação para região cervical, iniciada há duas semanas, sem sintomas associados. Com história prévia de corticoterapia sistêmica devido a insuficiência adrenal secundária à paracoccidioidomicose, além de hipertensão arterial sistêmica e diabetes melitus. Durante o internamento evoluiu com edema periorbital, hemorragia conjuntival, perda da movimentação da musculatura extrínseca ocular e amaurose de olho direito, associado à paralisia facial periférica à direita. Submetido à tomografia computadorizada de órbita, indicando celulite pré e pós septal associado à sinusopatia, iniciado antibioticoterapia endovenosa e coletado material para anatomopatológico e culturas. A cultura de fungos foi positiva para Rhizopus spp (zigomiceto), sugestivo de murcomicose, sendo iniciado esquema de tratamento com anfoterina B, objetivando-se atingir 2g de dose total. No dia 27/01/17 retornou à infectologia, mantendo perda visual de olho direito, proptose direita, fala pastosa e sensação de parestesia em face e os exames laboratoriais não apresentavam sinais de atividade de infecciosa.

Conclusões/Considerações finais

A murcomicose é uma infecção oportunista emergente devido ao crescente número de pacientes com condições clínicas e imunológicas predisponentes. O contagio se dá a partir de fontes do meio ambiente, como terra, vegetais em decomposição, plantas e esterco animal. A via inalatória é a principal via de contaminação, sendo que as formas rinocerebrais e pulmonares somam entre 54-60% dos casos. Como o mal prognóstico é a regra, levando ao óbito em cerca de 40% dos pacientes acometidos, faz se necessário à capacitação para diagnóstico precoce.

Palavras Chaves

Murcomicose, Paralisia Facial Periférica, Infecção Fúngica de Seios Paranasais.

Área

Clínica Médica

Autores

Talliane Emanoeli Bettin, Sueny Monarin, Audria Taiane Souza Santos, Maria Fernanda Baesso, Cesar Helbel