14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Presença de fatores de risco cardiovasculares para uma possível recidiva de AVC em população de Gramame, João Pessoa

Fundamentação/Introdução

O acidente vascular cerebral (AVC) é um problema mundial, principalmente em países subdesenvolvidos. Para o Ministério da Saúde, no Brasil, o AVC é a maior causa de mortes, com muitos casos ainda não tratados e/ou reportados. O risco de recorrência nos primeiros meses após a recuperação é grande e um novo episódio promove consequências motoras e sensitivas.

Objetivos

Avaliar a presença de fatores de risco com influência em uma possível recidiva de AVC em uma população de João Pessoa.

Delineamento/Métodos

Estudo transversal realizado por entrevista com 100 participantes de uma Ação Social de ambos os sexos, direcionados a população idosa. Foram analisados sexo, idade, etnia, estado civil, alfabetização, renda familiar, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica (HAS), sedentarismo, tabagismo, hipercolesterolemia, etilismo, circunferência abdominal, peso e altura, co-morbidades cardíacas e renais e medicações em uso.

Resultados

Dentre os 100 entrevistados, 8 relataram AVC prévio. Com relação a idade haviam 4(faixa dos 60), 2(faixa dos 70) e 2(faixa dos 80); 7 eram do gênero feminino; 4 eram solteiros, 3 casados e 1 viúvo; 1 se autodeclarava branco e 7 de outras; 5 alfabetizados; renda familiar 6 recebiam um salário mínimo. Quanto aos fatores de risco um era tabagista; 2 tinham hábitos etílicos; 5 com hipercolesteronemia; 5 sedentários e com circunferência abdominal alterada; 6 tinham HAS e apenas 2 eram diabéticos. Dentre os entrevistados a maioria mostrou uma boa conscientização quanto aos hábitos e costumes como tabagismo e etilismo, pois se mostraram numa percentagem mínima. Para Rodrigues (2013) o tabagismo é um dos fatores de risco mais importantes entre os determinantes da doença coronariana e da doença vascular aterosclerótica cerebral. Por outro lado, dados como hipercolesterolemia, sedentarismo e obesidade ainda afirmam-se como valores altos entre os entrevistados, ratificando a grande dificuldade dos indivíduos idosos e baixa renda em manter uma alimentação regrada e uma manutenção de atividade física regular.

Conclusões/Considerações finais

Foram investigados 8 indivíduos com AVC prévio, de um total de 100 entrevistados. A partir disso constatamos que apesar de conseguirmos destacar os dados de tabagismo e etilismo reduzidos, os índices que corroboram a dificuldade de alimentação saudável de rotina, como hipercolesterolemia e hábitos sedentários, predominam e proporcionam um risco para recidiva de eventos ateroscleróticos cerebrais e coronarianos.

Palavras Chaves

Acidente Vascular Cerebral; Fatores de risco; Recidiva

Área

Clínica Médica

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - Paraíba - Brasil

Autores

Francisco de Assis Cavalcanti Neto, Antônio de Almeida Falcão Neto, Arquízia Morais de Albuquerque, Fernanda Helena Baracuhy da Franca, João Victor Fernandes de Paiva