14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PANORAMA DAS NEOPLASIAS MALIGNAS DA MAMA TRATADAS EM CENTRO DE REFERÊNCIA EM ONCOLOGIA NO ESTADO DE ALAGOAS

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: o câncer de mama constitui a 2º neoplasia mais incidente e a primeira causa de morte em mulheres de todo o mundo. O diagnóstico tardio e a demora na instituição da terapêutica têm contribuído no aumento das taxas de morbidade e mortalidade, apesar dos pacientes apresentarem grandes chances de cura se diagnosticado precocemente, com uma sobrevida de 97% em cinco anos.

Objetivos

OBJETIVOS: caracterizar o perfil das neoplasias de mama tratadas em Centro de Alta Complexidade em Oncologia na cidade de Maceió - Alagoas.

Delineamento/Métodos

MÉTODOS: estudo transversal retrospectivo realizado através da análise de prontuários de pacientes que iniciaram tratamento de câncer de mama em centro de referência em oncologia no estado de Alagoas. Os dados foram analisados e tabulados através do programa Excel e foram utilizadas as seguintes variáveis: número de casos novos em 2016, tratamento inicial após diagnóstico - excluindo-se cirurgia -, estadiamento, sexo e tempo entre indicação e início do tratamento.

Resultados

RESULTADOS: amostra era composta por 119 pacientes que iniciaram o tratamento oncológico no ano de 2016, sendo 0,84% do sexo masculino e 99,16% do sexo feminino. O tratamento inicial com quimioterapia foi escolhido em 59,7% dos casos e a radioterapia em 40,3%. Em relação ao estadiamento, 51,2% dos pacientes apresentava tumor local extenso com invasão linfática, 6,7% apresentava metástases, 26,9% tumor primário inicial limitado ou com invasão da linfa, 13,4% era de neoplasias com invasão local inicial e apenas 1,6% era carcinoma in Situ. 14,28% dos pacientes fizeram uso de hormonoterapia, estando 7,56% em estádio I, 2,52% em estádio II e 3,36% em estádio III. Quanto ao intervalo de tempo entre indicação e início do tratamento, 49,6% da amostra iniciou o tratamento entre 0-7 dias; 6,7% entre 8-15 dias; 14,3% entre 16-30 dias; 11,8% entre 31-60 dias; 11,8% entre 61-90 dias e 5,9% mais de 90 dias.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÕES: o estudo corrobora com a estatística nacional sobre a distribuição do câncer de mama entre os sexos, cujo perfil é preponderantemente feminino e a porcentagem entre homens é de menos de 1% de casos. O número de pacientes em estágio avançado da doença foi a maioria. O tratamento inicial, classicamente, foi a quimioterapia, seguido pela radioterapia, estando a hormonoterapia presente em uma pequena porcentagem das abordagens. E o tempo de início do tratamento indicado foi considerado relativamente curto, tendo 70,6% da amostra iniciado a terapêutica em até 30 dias.

Palavras Chaves

PALAVRAS CHAVE: Neoplasias da mama. Estadiamento de Neoplasias. Oncologia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - Alagoas - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - Alagoas - Brasil

Autores

Laura Giovana Gonzaga Coelho, Renata Stefanny Alves Leite, Vitória Mikaelly da Silva Gomes, Pâmela Elaine Nogueira Tavares , Felipe Dias dos Santos