Relato de Caso: Plasmocitoma como manifestação de Mieloma Múltiplo
Introdução: Mieloma Múltiplo (MM) é uma neoplasia de células plasmocitárias que acomete múltiplos focos da medula óssea e, por vezes, secreta proteína monoclonal (proteína-M). Apresenta-se com sintomas decorrentes de hipercalcemia, anemia, insuficiência renal e lesões ósseas líticas, além de plasmocitose medular > 10% e/ou plasmocitoma.
Objetivos: Relatar caso de plasmocitoma como critério diagnóstico de Mieloma Múltiplo, demonstrando a importância da investigação completa para adequada elucidação do diagnóstico.
Descrição do caso: Paciente CJS, masculino, 70 anos, procurou Pronto-Socorro do Hospital Geral de Carapicuíba com queixa de dor que se estendia pelo hipocôndrio e hemitórax direito, ventilatório-dependente, e dor lombar bilateral, ambas de início há cerca de dois meses, sem melhora ao uso de analgésicos simples e anti-inflamatórios, com piora progressiva. Relatou perda ponderal não intencional de aproximadamente 4 kg associada à sudorese noturna no último mês. Queixou-se de astenia e dor em membros superiores e inferiores, de início nas duas últimas semanas, que evoluiu para dificuldade em deambular cinco dias antes da busca por serviço médico. Como comorbidades referiu Hipertensão Arterial Sistêmica e etilismo crônico. Na admissão, paciente apresentava sinais vitais estáveis, com dor à palpação de corpos vertebrais, principalmente em região lombar. Foram solicitados exames complementares, que evidenciaram: anemia normocítica/ normocrômica, cálcio iônico sérico 1,36 mEq/L, massa volumosa em hemitórax direito, múltiplas lesões osteolíticas de coluna lombo-sacra com fratura e achatamento em alguns corpos vertebrais, eletroforese de proteínas evidenciando proteína-M, histopatológico de massa em parede torácica direita com infiltração por neoplasia maligna de pequenas células redondas, mielograma com plasmocitose moderada (plasmócitos anômalos) e histopatológico de medula óssea com celularidade de 60%, apresentando série megacariocítica com atipias e moderado componente de plasmócitos.
Foi definida a hipótese diagnóstica de plasmocitoma como manifestação de Mieloma Múltiplo, sendo realizado manejo clínico e condução do caso em serviço especializado.
Conclusões: O MM é uma neoplasia com diversas apresentações clínicas. Evidencia-se por meio deste relato a importância de investigação diagnóstica ampla sendo a anamnese e o exames físico os complementares fundamentais para elucidação do diagnóstico.
Palavras-chave: Mieloma Múltiplo, Plasmocitoma
Clínica Médica
Flavia Jaddy Ribeiro Souza, Lilian Caroline Silva Nóbrega, Glaucia Ferreira Abrahão, Maria Luiza Galoro Corradi