Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Crise renal esclerodérmica

Fundamentação/Introdução

A Crise Renal Esclerodérmica (CRE) é a forma mais incomum e grave de envolvimento renal que pode ocorrer na Esclerodermia Sistêmica. É caracterizada pelo aumento repentino da pressão arterial sistêmica e falência renal aguda.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente feminina de 53 anos com crise renal esclerodérmica.

Delineamento/Métodos

Paciente com doença renal crônica não dialítica interna por quadro de hipertensão de difícil controle a despeito de terapia anti-hipertensiva otimizada e insuficiência cardíaca descompensada. Admitida em UTI, persistia hipertensa, necessitando de drogas vasoativas para redução dos níveis pressóricos. Ao exame além de hipertensão arterial de difícil controle notaram-se sinais de esclerose cutânea em quirodáctilos, levando a suspeita de esclerodermia, confirmada por biópsia. Após biópsia cutânea de quirodáctilos confirmar o diagnóstico de esclerodermia foi iniciado tratamento com captopril para crise renal esclerodérmica, porém, a despeito de melhora inicial, paciente persistiu com hipertensão de difícil controle e evoluiu com necessidade de terapia substitutiva rena.

Resultados

Não existe um padrão-ouro para o diagnóstico da CRE, porém os achados clínicos mais comuns são falência renal aguda, hipertensão de difícil controle e consequente falência de órgãos. A mortalidade é aumentada quando a CRE apresenta-se sem níveis pressóricos severamente elevados e apenas com uma discreta elevação da pressão arterial quando comparada com a basal. Aproximadamente 10% a 19% dos pacientes com Esclerodermia apresentam CRE, sendo que esta pode ser a manifestação inicial e é uma das complicações mais fatais da doença.

Conclusões/Considerações finais

A Crise Renal Esclerodérmica é uma das complicações viscerais dentre diversos outros tipos causada pela Esclerose Sistêmica. Mesmo que não seja um acometimento comum, é considerado um dos mais fatais da doença.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Santa Isabel - Santa Catarina - Brasil

Autores

Maurício Felippi Sá Marchi, Luís Augusto Rovela Júnior, Maria Eduarda Klemz Koepsel, Joana Caroline Eccel, Denise Simão Rodrigues

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017