Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA SUPORTE DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM CUIDADOS PALIATIVOS

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO
O Cuidado Paliativo (CP) é indicado para todos com doença ameaçadora da continuidade da vida a fim de promover qualidade de vida aos pacientes e suas famílias através da prevenção e alívio do sofrimento. Considerando isso, além do uso difundido de tecnologias como aplicações para dispositivos móveis, foi desenvolvido um aplicativo que permite o acesso às melhores práticas atuais.

Objetivos

OBJETIVOS
O aplicativo "Cuidados Paliativos" visa ajudar profissionais de saúde a cuidar de pacientes no CP, com ferramentas que auxiliam no controle de sintomas, na definição de prognóstico e na comunicação de más notícias.

Delineamento/Métodos

MÉTODOS
Estudo descritivo sobre o desenvolvimento e o uso de aplicativo para avaliação e assistência a pacientes em CP. O aplicativo, nomeado "Cuidados paliativos", foi desenvolvido em 2016 e publicado no Google Play em fevereiro de 2017 pelo Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. O projeto envolveu uma equipe multidisciplinar para pesquisar os requisitos de software, elaborar a base teórica, analisar as melhores evidências científicas e as práticas de usabilidade.

Resultados

RESULTADOS
O aplicativo consiste em duas funcionalidades teóricas e duas práticas. As teóricas têm como objetivo apresentar conceitos que permeiam o CP, sendo que a primeira fornece ao usuário definições de Cuidado Paliativo e a segunda apresenta orientações práticas do Conselho Australiano de Cuidados Paliativos, denominadas "Bad News Communication", que visam à comunicação entre médicos, pacientes e familiares. Já as práticas são dinâmicas e demandam a interação do usuário com o aplicativo. Correspondem à Escala de Desempenho Paliativo (PPS), que permite avaliar objetivamente a funcionalidade atual do paciente e entender a trajetória futura de sua doença, e à Escala do Sistema de Avaliação de Sintomas de Edmonton (ESAS), ferramenta usada para reconhecer e quantificar os principais sintomas apresentados pelo paciente. As escalas foram desenvolvidas graficamente com símbolos, cores e expressões de emoções, a fim de facilitar a usabilidade e a compreensão do usuário. Em junho de 2017, o aplicativo obteve classificação 4.8 / 5.0 no Google Play e mais de 2.400 downloads.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÕES
Assim, o aplicativo “Cuidados Paliativos” orienta os profissionais da saúde, habilitá-los a reconhecer as questões que causam sofrimento no paciente e a planejar as ações de assistência até o final da vida. O software já está disponível e sendo utilizado pelo público.

Palavras Chaves

Cuidados Paliativos / Aplicativo / Avaliação funcional

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Tais Marina Souza, Laila Carine Ferreira Lodi Junqueira, Thábata Queiroz Vivas Sá, Paulo Rodrigues Gomes, Antônio Luiz Pinho Ribeiro

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017