DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA SUPORTE DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM CUIDADOS PALIATIVOS
INTRODUÇÃO
O Cuidado Paliativo (CP) é indicado para todos com doença ameaçadora da continuidade da vida a fim de promover qualidade de vida aos pacientes e suas famílias através da prevenção e alívio do sofrimento. Considerando isso, além do uso difundido de tecnologias como aplicações para dispositivos móveis, foi desenvolvido um aplicativo que permite o acesso às melhores práticas atuais.
OBJETIVOS
O aplicativo "Cuidados Paliativos" visa ajudar profissionais de saúde a cuidar de pacientes no CP, com ferramentas que auxiliam no controle de sintomas, na definição de prognóstico e na comunicação de más notícias.
MÉTODOS
Estudo descritivo sobre o desenvolvimento e o uso de aplicativo para avaliação e assistência a pacientes em CP. O aplicativo, nomeado "Cuidados paliativos", foi desenvolvido em 2016 e publicado no Google Play em fevereiro de 2017 pelo Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. O projeto envolveu uma equipe multidisciplinar para pesquisar os requisitos de software, elaborar a base teórica, analisar as melhores evidências científicas e as práticas de usabilidade.
RESULTADOS
O aplicativo consiste em duas funcionalidades teóricas e duas práticas. As teóricas têm como objetivo apresentar conceitos que permeiam o CP, sendo que a primeira fornece ao usuário definições de Cuidado Paliativo e a segunda apresenta orientações práticas do Conselho Australiano de Cuidados Paliativos, denominadas "Bad News Communication", que visam à comunicação entre médicos, pacientes e familiares. Já as práticas são dinâmicas e demandam a interação do usuário com o aplicativo. Correspondem à Escala de Desempenho Paliativo (PPS), que permite avaliar objetivamente a funcionalidade atual do paciente e entender a trajetória futura de sua doença, e à Escala do Sistema de Avaliação de Sintomas de Edmonton (ESAS), ferramenta usada para reconhecer e quantificar os principais sintomas apresentados pelo paciente. As escalas foram desenvolvidas graficamente com símbolos, cores e expressões de emoções, a fim de facilitar a usabilidade e a compreensão do usuário. Em junho de 2017, o aplicativo obteve classificação 4.8 / 5.0 no Google Play e mais de 2.400 downloads.
CONCLUSÕES
Assim, o aplicativo “Cuidados Paliativos” orienta os profissionais da saúde, habilitá-los a reconhecer as questões que causam sofrimento no paciente e a planejar as ações de assistência até o final da vida. O software já está disponível e sendo utilizado pelo público.
Cuidados Paliativos / Aplicativo / Avaliação funcional
Clínica Médica
Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil
Tais Marina Souza, Laila Carine Ferreira Lodi Junqueira, Thábata Queiroz Vivas Sá, Paulo Rodrigues Gomes, Antônio Luiz Pinho Ribeiro