14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Insuficiência Renal Aguda na Leptospirose: Relato de caso

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: A leptospirose é uma zoonose causada por um microrganismo do gênero Leptospira. É um problema de saúde pública em todo mundo, ainda considerada uma endemia no Brasil. As manifestações clínicas podem ser agrupadas em doença febril anictérica autolimitada, síndrome de Weil caracterizada por icterícia, insuficiência renal e hemorragia, meningite/meningoencefalite e hemorragia pulmonar com insuficiência respiratória. A forma mais grave (doença de Weil) é um modelo clássico do tipo de sepse que inclui a síndrome do desconforto respiratório agudo e insuficiência renal aguda (IRA), que é a causa mais comum de morte. O diagnóstico e a instituição de terapia adequada precocemente são os pontos mais importantes na leptospirose. No entanto, existem poucos estudos na literatura médica.

Objetivos

Objetivos: Relatar um caso clínico de insuficiência renal aguda associado à leptospirose visto ser um tema com poucos estudos.

Delineamento/Métodos

Delineamento/Métodos: Relato de caso.

Resultados

Descrição do caso: J.F.P.S., 53 anos, sexo masculino, morador de rua, internado com hipótese diagnóstica de sepse de foco urinário e insuficiência renal aguda (IRA). Então solicitado culturas, iniciado hidratação endovenosa e antibioticoterapia – inicialmente iniciado ciprofloxacino, depois escalonado para ceftriaxone – realizado durante 7 dias. Optado por realização de hemodiálise no terceiro dia de internação, devido ao quadro de uremia. Aventado hipótese diagnóstica de leptospirose, pois paciente apresentava febre, icterícia, alteração da função renal e potássio em níveis normais, plaquetopenia, e epidemiologia positiva. Realizado hemodiálise convencional, diária inicialmente, após em dias alternados. Com sorologia (ELISA-IgM) positiva para leptospirose, fechou se o diagnóstico para leptospirose. Evoluindo com melhora da função renal; recebendo alta para acompanhamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: O presente caso apresentou um quadro de IRA associada à leptospirose; um diagnóstico diferencial de septicemia, no qual o desfecho clínico foi favorável a despeito do relatado na literatura. Novos conhecimentos sobre a fisiopatologia e o tratamento da IRA associada à leptospirose têm sido publicados nos últimos anos; a literatura acredita que a diálise deve ser diária e submetida ao tratamento precoce. Um elevado grau de suspeita, o diagnóstico precoce e a terapia intensiva, incluindo o uso de antibióticos e a diálise podem implicar na queda da mortalidade nestes pacientes.

Palavras Chaves

Leptospirose; insuficiência renal aguda; diálise.

Área

Clínica Médica

Instituições

Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi - São Paulo - Brasil

Autores

Aline Silva Bueno, Olivia Felicioni Oliveira , María Verónica Russo Macchi