14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Struma ovarii, Ascite e Derrame Pleural mimetizando Síndrome de Pseudo-Meigs

Fundamentação/Introdução

O Struma ovarii exige importante esforço diagnóstico por compreender 1% de todos os tumores ovarianos. Neste relato de caso, descreve-se uma paciente inicialmente admitida em nosso Serviço para investigação clínica de sua ascite exsudativa que, em associação, revelou-se com hidrotórax, com grande efusão pleural, caracterizando pseudo-Meigs como importante diagnóstico diferencial sindrômico.

Objetivos

Informar à comunidade científica sobre variantes de uma síndrome publicada em singulares oportunidades até a presente data.

Delineamento/Métodos

Uma mulher de 67 anos, G7P7, foi encaminhada ao nosso Serviço para investigação de causas de ascite exsudativa manifestada há 06 meses, com piora do quadro nos últimos 15 dias da admissão, associada a uma perda de massa ponderal. Seu histórico médico não trazia nenhuma comorbidade até então relacionada ao quadro. No momento da admissão, negava dor abdominal, febre, dispneia, hiporexia, edema de membros inferiores, hematêmese, melena, hematoquezia, alterações urinárias e intestinais, sendo que evacuava diariamente. O exame físico mostrava apenas um piparote positivo, sem sinais de irritação peritoneal. Seus sinais vitais estavam estáveis. Não existia evidência de hipertireoidismo.

Resultados

Os testes do status tireóideo estavam dentro da faixa de normalidade. A tomografia de abdômen identificava uma imagem mal definida na região anexial esquerda e um derrame pleural à esquerda. Com o líquido ascítico, obteve-se um GASA sugestivo de exsudato. Paciente foi submetida a uma laparotomia. No transoperatório, evidenciou-se a presença de ascite de grande volume, ausência de carcinomatose peritoneal, sendo realizada salpingooforectomia à esquerda, não tendo, no procedimento, acontecido intercorrência. Nos achados histológicos, encontrou-se um ovário com teratoma adulto com moderado componente tireoidiano (Struma ovarii), e superfície externa preservada. O curso pós-operatório foi favorável, com valores normais de CA-125, não dependendo de paracentese de alívio e drenagem de tórax, de forma que a paciente encontra-se assintomática.
*Relato de Caso apresenta TCLE.

Conclusões/Considerações finais

Struma ovarii, clinicamente, pode ser confundido por apresentar sintomas sugestivos de malignidade por compreender uma rara patologia, consistindo desafio diagnóstico, já que frequentemente tem sido identificada apenas mediante histopatologia. Uma vez confirmada, é fator de bom prognóstico, mesmo quando se apresenta dentro de um quadro sindrômico de pseudo-Meigs.

Palavras Chaves

Ovário; Teratoma; Estruma ovariana; Síndrome de Meigs
Ovary; Teratoma; Struma ovarii; Meigs Syndrome

Área

Clínica Médica

Instituições

Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Paraná - Brasil, Santa Casa de Misericórdia de Curitiba - Paraná - Brasil

Autores

Johnathan Gabriel Rodrigues Apolonio, Jürgen Beuther, Matheus Kiszka Scheffer, Germano Garcia Andrade Oliveira, Maria Cristina Figueroa-Magalhães