14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DA VASOCONSTRIÇÃO CEREBRAL REVERSÍVEL: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Introdução: A síndrome de vasoconstrição cerebral reversível (SVCR) é uma patologia cerebrovascular rara, caracterizada por vasoconstrição segmentar multifocal das artérias cerebrais, manifestando-se por sintomas neurológicos agudos, principalmente cefaleia, alteração do nível de consciência, distúrbios visuais e crises convulsivas. Embora considerada uma doença autolimitada e benigna, pode cursar de forma desfavorável.

Objetivos

Objetivo: Relatar caso de síndrome da vasoconstrição cerebral reversível no período pós parto.

Delineamento/Métodos

Relato de Caso

Resultados

Relato de caso: PRL, 13 anos, natural de São Paulo (SP), estudante, primigesta, previamente hígida. Admitida no Pronto-socorro do Hospital no dia 04/05/17 após quadro súbito de cefaleia, náuseas, vômitos e crises convulsivas reentrantes. Diagnosticada com eclâmpsia e sofrimento fetal agudo, apresentou convulsões tônico-clônico generalizadas de difícil controle, mesmo após doses adequadas de sulfato de magnésio. Encaminhada ao centro cirúrgico para cesariana de urgência, não apresentando intercorrências, com recém-nascido em boa vitalidade fetal. Evoluiu em unidade intensiva, onde teve parada cardiorrespiratória por hipóxia, revertida após um ciclo de reanimação cardiopulmonar. Realizou Eletroencefalograma, mostrando atividade elétrica cerebral organizada e ausência de atividade epileptiforme, e também arteriografia cerebral evidenciando estenoses nos vasos intracranianos, sugerindo o diagnóstico de SVCR. Sem novas crises desde então, porém persistiu com grande comprometimento neurológico e sem previsão de recuperação a curto prazo, com possibilidade de sequelas graves. Admitida na enfermaria de clínica médica no dia 10/06/17, traqueostomizada, com abertura ocular e resposta verbal ausentes, e retirada inespecífica ao estímulo doloroso (Glasgow 6), pupilas isocóricas e fotorreativas, com desvio do olhar conjugado para cima. Durante internação, paciente evoluiu em estado vegetativo persistente, com reflexos de tronco preservados, Glasgow 9 (4+1+4) e com movimentos inespecíficos na cabeça e membros inferiores. Em programação de reavaliação por arteriografia cerebral.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Embora rara, a SVCR é causa importante de acidentes vasculares cerebrais no pós parto, podendo apresentar rápida progressão do vasoespasmo arterial, sequelas neurológicas irreversíveis e elevadas morbidade e mortalidade. Logo, é necessária uma vigilância intensa para detecção precoce de possíveis deteriorações secundárias, mesmo após a melhora das vasoconstrições.

Palavras Chaves

Período pós parto
Transtornos cerebrovasculares
Manifestações neurológicas

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Santa Marcelina - São Paulo - Brasil

Autores

Laryssa Bezerra da Nóbrega , Flávia Tomé Cavalcante , Alberto de Sousa Videres Filho , Germano Glauber de Medeiros Lima, Lucas Eufrasio Bomfim