14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

NEFRITE LÚPICA EM PACIENTE DO SEXO MASCULINO – RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Introdução: O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica, autoimune, multissistêmica, caracterizada pela presença de diversos auto-anticorpos e por períodos de atividade e remissão. O comprometimento renal ocorre clinicamente em 60% dos pacientes e é a principal causa de morbimortalidade dos pacientes com LES. O LES classicamente afeta mulheres em idade fértil, contudo, nos homens, tem maior gravidade e mortalidade devido à pior progressão da doença renal.

Objetivos

Objetivos: Relato de caso associado à revisão de artigos científicos, cuja importância se sustenta por ser a nefrite lúpica uma conseqüência potencialmente fatal do LES mais prevalente no sexo masculino.

Delineamento/Métodos

RELATO DE CASO

Resultados

Descrição do caso: Paciente do sexo masculino, C.A.S., 50 anos, hipertenso há 5 anos, com história de infarto agudo do miocárdio há 7 meses, foi admitido no serviço com quadro de dispneia aos mínimos esforços, edema de membros inferiores (MMII), oligúria e piora importante da função renal. Ao exame físico, estado geral regular, dispnéico, aparelho cardiovascular normal, aparelho respiratório com creptos em bases, abdome semigloboso, flácido, indolor, sem sinais de irritação, com edema de parede abdominal, extremidades bem perfundidas e edema de MMII avaliado em 3+. Realizados exames laboratoriais foram evidenciados: proteinúria e hematúria no exame do sedimento urinário; Proteinúria de 24h: 3,4g; Creatinina: 3,2 mg/dl; Ureia: 215 mg/dl; Albumina sérica: 3,2 mg/dl; Hipocomplementenemia; FAN nuclear pontilhado 1:640; Anti-Ro: 240 U/ml; Anti-La: < 7 U/ml; P-ANCA: 1:80; C-ANCA: não reagente; Eletroforese de proteínas séricas sem pico monoclonal. Na Tomografia Computadorizada do tórax, evidenciou-se derrame pleural bilateral e, na ecografia renal, não haviam alterações significativas. Paciente já trazia consigo o resultado de um mielograma sem alterações. Foi iniciada hemodiálise (HD) na admissão hospitalar por uremia e oligúria e realizou pulsoterapia com metilprednisolona 1g/dia por 3 dias. Após isso, realizou biópsia renal e fez 1g de ciclofosfamida, recebendo alta para acompanhamento na HD do serviço.

Conclusões/Considerações finais

Considerações finais: De acordo com a literatura, homens portadores de LES apresentam maior chance e evolução mais rápida do acometimento renal, tendo pior taxa de sobrevida que as mulheres. Dessa forma, em pacientes masculinos com sinais e sintomas clínicos típicos, deve-se considerar o LES no diagnóstico diferencial para maiores chances de um desfecho positivo.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Lúpus Eritematoso Sistêmico, Nefrite Lúpica, Prognóstico

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

Barbara Freitas Neves, Thiago Back de Lima e Moura, Thalita Back de Lima e Moura, Karina de Medeiros Amorim, Mariana Albuquerque de Luna