Obstrução intestinal secundária a adenocarcinoma de sigmoide, levando a ruptura do ceco – Relato de Caso.
O câncer colorretal é uma das principais causas de doença maligna no idoso e dentre suas complicações, podemos citar a obstrução intestinal mecânica, representando situação de emergência que implica tratamento cirúrgico imediato.
Relatar o caso de um paciente atendido no serviço de emergência do Hospital Municipal de Governador Valadares, em decorrência de quadro de abdome agudo, devido à obstrução intestinal por adenocarcinoma do sigmoide.
Relato de caso
Paciente OMS, sexo masculino, 58 anos, atendido com queixa de dor abdominal intensa do tipo cólica, associada à distensão abdominal, astenia, dispneia, vômitos, constipação (15 dias) e tenesmo. Relata ainda perda recente de 10 kg. Nega HAS, DM e alterações em outros sistemas. Ausência de história de câncer na família. Etilista. Nega tabagismo. Foi submetido à laparotomia exploratória, a qual evidenciou perfuração do ceco e tumor na porção do sigmoide, foi então realizada colostomia para descompressão intestinal. Após cirurgia, o paciente foi encaminhado ao Núcleo Especializado em Oncologia para seguimento do caso.
No paciente idoso, a causa mais frequente de obstrução são os carcinomas de reto e sigmoide. Como as paredes do cólon ascendente e do ceco são mais finas, estes segmentos sofrem acentuada distensão. O impedimento da progressão do conteúdo intestinal faz com que haja um aumento da pressão intraluminal e dificuldade de retorno venoso, podendo levar a complicações, como a perfuração intestinal, necessitando, portanto, de tratamento cirúrgico de emergência.
Abdome agudo, Obstrução intestinal, Câncer colorretal.
Clínica Médica
Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil
Rafael Henrique Neves Gomes, Lucas Ribeiro Andrade Nascimento, Franciele Maria Pires Arêdes, Dayany Leonel Boone