14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Hamman provocada por crise asmática: um relato de caso

Fundamentação/Introdução

A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiperresponsividade das vias aéreas inferiores. Embora o controle ambulatorial adequado resulte em exacerbações infrequentes, as crises asmáticas ainda representam numerosas internações hospitalares. Dentre as possíveis complicações, o pneumomediastino espontâneo, também conhecido como Síndrome de Hamamm, é uma complicação rara da crise asmática.

Objetivos

Relatar um caso de pneumomediastino espontâneo como complicação de uma crise asmática.

Delineamento/Métodos

Revisão de prontuário e de literatura nas bases de dados MEDLINE e LILACS.

Resultados

Relato de caso: Paciente G.A.S, feminino,17 anos, procurou atendimento médico no dia 22/04/17, com história de dispneia aos médios esforços e sibilos difusos na ausculta. Diagnóstico recente de asma há 1 ano, sem acompanhamento médico e em tratamento irregular. Recebeu tratamento para crise de asma e recebeu alta hospitalar. Após 2 dias, paciente evoluiu com novo episódio de dispneia aos mínimos esforços, além de edema e dor em face, região cervical e torácica. Admitida no Hospital de Urgências de Goiânia, com presença de sibilos difusos em ambos os pulmões, além de enfisema subcutâneo à palpação de tórax e região cervical. Na propedêutica diagnóstica diferencial, foi realizada tomografia de região cervical e de tórax confirmando a presença de enfisema subcutâneo nesses locais e extenso enfisema mediastinal. Realizada também broncoscopia, sendo excluídas lesões de vias aéreas. Paciente foi então diagnosticada com crise asmática complicada com enfisema subcutâneo, sendo medicada com corticoterapia endovenosa e nebulização com broncodilatadores. Evoluiu com melhora importante do quadro de dispneia, sibilância e extensão do enfisema subcutâneo. Recebeu alta hospitalar com desmame da corticoterapia, prescrição de medicações inalatórias para prevenção de novas crises e orientado retorno no ambulatório de pneumologia do mesmo hospital

Conclusões/Considerações finais

A Síndrome de Hamman é considerada rara em indivíduos adultos, caracterizada pela presença de ar livre no mediastino não relacionado a trauma torácico, lesão traqueobrônquica ou procedimentos invasivos. Pode ocorrer após uma grave obstrução de via aérea, com distensão e ruptura alveolar, que promove o extravasamento aéreo para o interstício pulmonar e dissecção regional através da bainha broncoalveolar. O diagnóstico é estabelecido com exames de imagem como radiografia ou tomografia de tórax. Geralmente, é uma entidade de evolução benigna, sendo observado a reabsorção do ar.

Palavras Chaves

ASMA, PNEUMOMEDIASTINO, PULMÃO

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital de Urgências de Goiânia - Goiás - Brasil

Autores

Izabel Tereza de Lima Diniz, Letícia Nogueira Dias, Carla Coelho Sartório