14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

IMPACTOS PSICOSSOCIAIS EM PACIENTE PORTADOR DE VITILIGO UNIVERSAL

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: Caracterizada principalmente por uma desordem de melanócitos, o Vitiligo é uma dermatose auto-imune e adquirida que, embora assintomática e não afete a sobrevivência, pode causar severo desfiguramento estético, levando ao estresse psicológico. Porter et al. mostraram em um estudo que mais de 50% dos pacientes com vitiligo dizem sofrer algum tipo de discriminação social e que 20% deles chegam a ser tratados de maneira rude.

Objetivos

OBJETIVOS: O objetivo do estudo consiste em abordar algumas variáveis psicossociais e clínicas relativas ao contexto de um paciente portador de Vitiligo Universal. Busca-se descrever as experiências vividas pelo mesmo, com ênfase em sintomas de depressão e ansiedade, e avaliação da qualidade de vida.

Delineamento/Métodos

METODOLOGIA: Estudo observacional descritivo do tipo relato de caso, construído a partir da elaboração de formulário de dados clínicos e sociodemográficos e avaliação do impacto psicossocial da doença.

Resultados

DESCRIÇÃO DO CASO: Trata-se de estudo realizado com paciente do sexo feminino, 40 anos, casada, caucasiana, doméstica, portadora de vitiligo universal. Com início dos sintomas aos 34 anos, pelo aparecimento de máculas hipocrômicas na pele principalmente em membros superiores, dorso e abdome, após situação de tensão familiar, as quais tornavam-se edematosas e eritematosas diante situações de estresse e após exposição solar. Além das lesões cutâneas, a paciente apresentou evidências de leucotriquia e alopécia areata. No aspecto psicossocial relatou períodos de depressão em decorrência do estigma causado pela pele despigmentada,pois a população evitava contato pelo medo de contágio, evitando locais públicos e o convívio com familiares o que contribuiu para a rápida progressão da doença. Pode- se caracterizar assim o Vitiligo como uma expressão simbólica de aspectos emocionais, uma vez que possuir uma doença que tem uma conotação negativa implica ser visto como um indivíduo que possui qualidades negativas, principalmente quando se fala de doenças de pele, visto que representa importante fronteira entre interior e exterior.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÕES: Fica claro que o vitiligo é uma dermatose com grande repercussão psicológica, emocional e social para seus pacientes, e que o tratamento não se resume à prática médica, uma vez que uma quantidade crescente de dados sociológicos e psicológicos indica que a desfiguração cosmética pode ter sérias consequências para a vida da pessoa ao criar constrangimento social, ansiedade e vergonha.

Palavras Chaves

Dermatose. Vitiligo. Psicológico

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

Maria Cláudia Lins Pereira, Byanka Pessoa Fonseca, Louise Lira Bronzeado Cavacalnti, Carolinne Ribeiro Coutinho Madruga, Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão