14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Insuficiência adrenal primária em portador de paracoccidioidomicose cutânea

Fundamentação/Introdução

A insuficiência adrenal primária, chamada de Doença de Addison (DA), frequentemente resulta de doenças que determinam destruição de 90% ou mais de córtex adrenal, ou de condições que reduzam a síntese dos esteroides adrenais, levando à produção subnormal do cortisol, aldosterona e androgênios. Entre os fatores etiológicos da DA se incluem doenças infecciosas causadas por fungos como a paracoccidioidomicose, endêmica na região sul de Minas Gerais.

Objetivos

Relatar um caso de paciente com lesão em pavilhão auditivo por paracoccidioidomicose não tratada, resultando em insuficiência adrenal primária.

Delineamento/Métodos

Relato de caso através de registro em prontuário.

Resultados

Paciente do sexo masculino , 56 anos com história de perda ponderal de 10 kg em um mês associado a vômito, hiporexia e há um dia confusão mental e hipotensão arterial. Referia tabagismo, hipotireoidismo e abandonou tratamento realizado para paracoccidioidomicose em lesão cutânea em pavilhão auditivo esquerdo e fazia uso contínuo de levotiroxina. Exames laboratoriais apresentavam hiponatremia e hipercalemia. Realizado tomografia computadorizada de abdome evidenciando lesão expansiva supra renal direita. Discutido o caso com cirurgia geral, radiologia e oncologia, optando-se por seguimento a cada três meses com tomografia pois, a lesão não apresentava aspecto de malignidade. Sendo assim, a principal hipótese da etiologia da insuficiência adrenal seria o fungo presente na lesão cutânea. Iniciado tratamento com sulfametoxazol-trimetropim, prednisona e fludrocortisona. Paciente apresentou melhora clínica e laboratorial além de redução da lesão em adrenal. Continua acompanhamento em ambulatório.

Conclusões/Considerações finais

Apesar de a causa mais comum da DA seja a auto imune, nossa região é área endêmica de paracoccidioidomicose e paciente apresenta lesão cutânea não tratada causada por esse fungo, após anos com a lesão paciente apresentou sintomas clínicos e resultados laboratoriais condizentes com insuficiência adrenal; foram realizados exames de imagem, sorologias e anticorpos, que descartaram a possibilidade de outras etiologias. Com o início do tratamento para paracoccidioidomicose com sulfametoxazol+trimetropim e para a insuficiência adrenal com prednisona e flodrocortisona paciente apresentou melhora dos sintomas e exames laboratoriais, recebendo alta em uso dessas mediações e acompanhamento ambulatorial. Em se tratando de região endêmica para paracoccidioidomicose sempre deve-se investigar essa etiologia.

Palavras Chaves

Insuficiência adrenal primária, paracoccidioidomicose, lesão cutânea

Área

Clínica Médica

Autores

Monique Godinho Rosa, Rodrigo Silveira de Almeida