14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Síndrome da Sela Vazia: um relato de caso.

Fundamentação/Introdução

A Síndrome da Sela Vazia é caracterizada pela herniação da aracnóide para dentro da sela túrcica. Está associada à diferentes graus de hipopituitarismo. Isto ocorre por herniação da aracnóide para dentro da sela, que fica preenchida por liquor; geralmente com tecido hipofisário normal, comprimido contra o assoalho selar, dando aparência radiológica de uma sela vazia. Esta condição é classificada em dois grupos, primária e secundária, de acordo com a etiopatogênese apresentada.

Objetivos

Relatar um caso de Síndrome da Sela Vazia e demonstrar a importância do diagnóstico precoce desta condição.

Delineamento/Métodos

As informações foram obtidas através da coleta e análise de dados contidos em prontuário médico, coligado à entrevista do sujeito da pesquisa após consentimento do mesmo.

Resultados

E.A.S, masculino, 61 anos, iniciou quadro de astenia em membros superiores e inferiores, associado a dificuldade para deambular, disartria, dificuldade na mastigação e sonolência excessiva. Foi encaminhado ao hospital de referência para avaliação e investigação dos sintomas. Com histórico de hipotireoidismo não tratado e transtorno depressivo maior, em uso de Citalopram e Risperidona. Ao exame físico, foi observado edema facial 2+/4+, manchas hipocrômicas periorbitais bilaterais, tireóide palpável, edema em membros superiores 2+/4+ e inferiores 1+/4+. Ao exame genital, constatou-se ausência de testículos e genitália hipodesenvolvida. À realização da ressonância magnética da hipófise, foi visualizada displasia hipofisária com a sela túrcica rasa, sem adequada visualização da hipófise e da haste hipofisária, sendo diagnosticado a síndrome da sela vazia. Aos exames laboratoriais, foram identificados hipogonadismo hipogonadotrófico e insuficiência adrenal secundária à sela vazia. Desse modo, foram iniciados Levotiroxina 75 mcg/dia, Prednisona 5mg pela manhã e 2,5 mg pela noite, Carbonato de Cálcio 500 mg + Colecalciferol 400 UI de 12/12 horas, Propionato de testosterona 250 mcg IM a cada 28 dias, sendo posteriormente encaminhado ao ambulatório de endocrinologia para acompanhamento.

Conclusões/Considerações finais

Considerando que a Síndrome da Sela Vazia cursa com um hipopituitarismo, faz-se necessário o seu diagnóstico precoce, de modo a evitar os resultados da deficiência hormonal ocasionados mau funcionamento da hipófise.

Palavras Chaves

Síndrome; hipopituitarismo; hipófise; hormônio; sela; túrcica; hipogonadismo; hipotireoidismo.

Área

Clínica Médica

Autores

Alexia Lara Lopes, Caroline Nishimura, Ananda Louise Pasqualotto, João Antônio Veronese Leme, Ana Carolina Ferreira Baminger