Prevalência do sobrepeso e obesidade em mulheres pré e pós-menopausadas assistidas pela Atenção Primária à Saúde (APS)
A obesidade é um doença crônica e multifatorial que tem apresentado crescente prevalência entre a população feminina adulta com repercussões importantes em suas condições de saúde.
Descrever a prevalência de sobrepeso e obesidade em mulheres pré e pós-menopausadas assistidas pela Atenção Primária a Saúde (APS).
Trata-se de um estudo transversal e quantitativo realizado no período de 2014 a 2015, cuja população alvo foi composta por 30.801 mulheres climatéricas cadastradas em 73 unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESFs), não sendo incluídas as gestantes, puérperas e pessoas acamadas. A amostragem foi do tipo probabilístico e a seleção da amostra ocorreu em dois estágios. Inicialmente, as ESFs foram selecionadas por conglomerados, perfazendo um total de 20 unidades da zona rural e urbana. Foram consideradas elegíveis para participarem da pesquisa as mulheres com idade entre 40 e 65 anos. Na sequência, foi selecionado, aleatoriamente, um número proporcional de mulheres obedecendo ao critério de estratificação de acordo com o período menopausal, sendo as mulheres que estavam entre 40 e 51 anos categorizadas como pré-menopausadas e as mulheres com 52 a 65 anos como pós-menopausadas. Após essa seleção, essas mulheres foram convidadas pelos agentes comunitários de saúde, para se apresentarem na unidade, em data previamente estabelecida. Para cada unidade, foram selecionadas 48 mulheres, perfazendo um total de 960 mulheres convocadas. Entretanto, a amostra final correspondeu a 874 mulheres climatéricas. As mulheres foram classificadas conforme o Índice de Massa Corporal (IMC) em não obesas (IMC< 25Kg/m²) e como portadoras de sobrepeso ou obesidade (IMC ≥ 25Kg/m²), de acordo com critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para análise estatística foi estimada a prevalência, através do cálculo de frequência.
Das mulheres com idade entre 40 e 51 anos, 28,6 % foram consideradas não obesas e 71,4% apresentaram-se com sobrepeso ou obesidade. Analisando as mulheres com 52 a 65 anos, observou-se que 23,5% estavam com o IMC adequado e 76,5% apresentaram excesso de peso.
Houve elevada prevalência de sobrepeso e obesidade em ambos os grupos, com destaque para as mulheres que já haviam adentrado a pós-menopausa, o que chama atenção por ser o excesso de peso um fator de risco reconhecidamente importante para outras doenças crônico-degenerativas.
Obesidade; prevalência; menopausa
Clínica Médica
Faculdade Verde Norte – FAVENORTE - Minas Gerais - Brasil, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros – FIPMoc - Minas Gerais - Brasil, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES - Minas Gerais - Brasil
Maria Suzana Marques, Ronilson Ferreira Freitas, Alenice Aliane Fonseca, Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis, Josiane Santos Brant Rocha