Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CORRELAÇÃO ENTRE ASPECTOS CLÍNICOS COM HIPÓTESE DIAGNÓSTICA DE SINAL DE LESER-TRELÁT – RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: As síndromes paraneoplásicas cutâneas correspondem a distúrbios associados a tumores benignos ou malignos que se apresentam antes, durante e depois do início de uma patologia tumoral. O sinal de Leser-Trélat é uma manifestação paraneoplásica rara, sendo descrito como a aparição súbita, em número e tamanho, de múltiplas ceratoses seborreicas em associação a uma neoplasia interna.

Objetivos

OBJETIVO: Analisar a relação existente entre as alterações cutâneas de uma paciente com a hipótese diagnóstica de sinal de Leser-Trélat.

Delineamento/Métodos

DESCRIÇÃO DO CASO: M.L.D., sexo feminino, 50 anos, acamada e diagnosticada deficiente mental aos 2 anos de idade, com múltiplas contraturas nas extremidades que impedem a deambulação, apresentando melena há 2 semanas. Na ectoscopia, encontradas em todo tegumento, principalmente no dorso, múltiplas ceratoses seborreicas compatíveis com o sinal de Leser-Trélat. Encaminhada à gastroenterologia e à dermatologia. Passados 2 meses, ocorreu uma nova consulta médica, dessa vez as queixas foram: perda de peso moderada, palidez e vômitos repetidos em “borra de café”, deixando forte a evidência de um câncer gástrico. Segue com piora clínica e devido a complexidade do seu manejo, aguarda realização de exames complementares que permitam diagnóstico e tratamento efetivo.

Resultados

Relato de caso.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: Sem a pretensão de se constituírem instrumentos de primeira linha, o diagnóstico “Síndrome Paraneoplásica Cutânea” deve requerer a procura incansável de uma causa latente, sendo interessante investigar a incidência e sua relação com os tipos de tumores malignos. As limitações apresentadas na descrição do caso podem ser decisivas no prognóstico e sobrevida da paciente. A falta de exames conclusivos dificulta também o tratamento e acompanhamento da paciente pelo sistema de atenção básica.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Deficiência mental; Ceratose seborreica; Câncer gástrico.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraiba - Brasil

Autores

José Gomes Souto, Francisco de Assis Cavalcanti Neto, Ivson José Almeida Medeiros Junior, Glauco Ulysses Oliveira, Mônica Lorena Dias Meirelles da Cunha

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017