14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CORRELAÇÃO ENTRE ASPECTOS CLÍNICOS COM HIPÓTESE DIAGNÓSTICA DE SINAL DE LESER-TRELÁT – RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: As síndromes paraneoplásicas cutâneas correspondem a distúrbios associados a tumores benignos ou malignos que se apresentam antes, durante e depois do início de uma patologia tumoral. O sinal de Leser-Trélat é uma manifestação paraneoplásica rara, sendo descrito como a aparição súbita, em número e tamanho, de múltiplas ceratoses seborreicas em associação a uma neoplasia interna.

Objetivos

OBJETIVO: Analisar a relação existente entre as alterações cutâneas de uma paciente com a hipótese diagnóstica de sinal de Leser-Trélat.

Delineamento/Métodos

DESCRIÇÃO DO CASO: M.L.D., sexo feminino, 50 anos, acamada e diagnosticada deficiente mental aos 2 anos de idade, com múltiplas contraturas nas extremidades que impedem a deambulação, apresentando melena há 2 semanas. Na ectoscopia, encontradas em todo tegumento, principalmente no dorso, múltiplas ceratoses seborreicas compatíveis com o sinal de Leser-Trélat. Encaminhada à gastroenterologia e à dermatologia. Passados 2 meses, ocorreu uma nova consulta médica, dessa vez as queixas foram: perda de peso moderada, palidez e vômitos repetidos em “borra de café”, deixando forte a evidência de um câncer gástrico. Segue com piora clínica e devido a complexidade do seu manejo, aguarda realização de exames complementares que permitam diagnóstico e tratamento efetivo.

Resultados

Relato de caso.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: Sem a pretensão de se constituírem instrumentos de primeira linha, o diagnóstico “Síndrome Paraneoplásica Cutânea” deve requerer a procura incansável de uma causa latente, sendo interessante investigar a incidência e sua relação com os tipos de tumores malignos. As limitações apresentadas na descrição do caso podem ser decisivas no prognóstico e sobrevida da paciente. A falta de exames conclusivos dificulta também o tratamento e acompanhamento da paciente pelo sistema de atenção básica.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Deficiência mental; Ceratose seborreica; Câncer gástrico.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

José Gomes Souto, Francisco de Assis Cavalcanti Neto, Ivson José Almeida Medeiros Junior, Glauco Ulysses Oliveira, Mônica Lorena Dias Meirelles da Cunha