14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: SÍNDROME DE REAÇÃO A DROGAS COM EOSINOFILIA E SINTOMAS SISTÊMICOS / DRUG RASH WITH EOSINOPHILIA AND SYSTEMIC SYMPTONS (DRESS) - DESAFIO DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICO

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos
A Síndrome DRESS (DRUG RASH WITH EOSINOPHILIA AND SYSTEMIC SYMPTONS) é uma rara e grave reação de hipersensibilidade a diversos medicamentos cursando com febre e acometimento sistêmico dentre eles cutâneo, hepático, renal e pulmonar. Seu diagnostico é baseado na presença de eosinofilia (>1500/mm3), suspeita de relação ao uso de medicação e acometimento de ao menos 2 sistemas. Ocorre em 1 a cada 10.000 expostos as medicações com alta morbidade e mortalidade de aproximadamente 20%.

Objetivos

Objetivo
Relatar caso de Síndrome DRESS (SD) relacionado ao uso de possíveis dois antibióticos desencadeadores: Sulfametoxazol-trimetoprima (SMZ+TMP) e vancomicina.

Delineamento/Métodos

Descrição do caso
Paciente 40 anos, masculino. Sem comorbidades ou uso de medicações. Nega alergias.
Submetido a retirada cirúrgica de haste de fêmur direito devido a osteomielite, recebe alta em uso de SMZ+TMP e vancomicina guiado por cultura por tempo prolongado.
Um mês após, admitido com quadro de febre, astenia e rash cutâneo.Ao exame físico, ictérico, hipocorado e com exantema morbiliforme em membros superiores e tronco.
Exames na admissão apresentavam quadro de anemia leve com ausência de leucocitose com eosinofilia relativa e absoluta, alteração de função renal, hiperbilirrubinemia (predomínio de fração direta) e com enzimas hepáticas e proteína C reativa elevadas.
Internado em enfermaria com SMZ+TMP, apresenta piora clínica e manutenção de alterações de enzimas hepáticas e da função renal.Trocado antibiótico para teicoplamina, considerando quadro como secundário a osteomielite. Apresentou instabilidade hemodinâmica e febre refratária, sendo encaminhado a unidade de terapia intensiva e escalonado antibiótico para Meropenem. Evolui com insuficiência renal dialítica e hepática (MELD 40).Hemograma com leucocitose expressiva (pico 93.900/mm3), mantendo eosinofilia relativa e absoluta (19.0%;17841/mm3).
Devido à refratariedade ao tratamento, feita hipótese diagnostica de SD. Suspenso antibiótico e prescrito prednisona (1 mg/kg/dia) apresentando rápida melhora clínica e de disfunções orgânicas.

Resultados

-

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações Finais
Este caso é notável, porque a SD se torna uma preocupação pelo uso indiscriminado de medicações e o desconhecimento dos prescritores de seus efeitos adversos. Devido a sua apresentação variável e conhecimento escasso sobre a mesma , ela se torna um desafio diagnostico .No entanto,seu reconhecimento e tratamento precoce é fundamental para melhora de seu prognostico.

Palavras Chaves

Síndrome DRESS; Efeitos Adversos; Hipersensibilidade a Drogas; Eosinofilia; Reação Cutânea Adversa a Medicamentos;

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - São Paulo - Brasil

Autores

Gustavo Corrêa de Almeida, Mariana Machado Lemos Fochi