14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CARCINOMA ESPINOCELULAR ASSOCIADO A CICATRIZ QUELOIDIANA EXUBERANTE

Fundamentação/Introdução

Alterações no processo de cicatrização cutânea levam à formação de lesões clinicamente elevadas, de aspecto brilhante, por vezes pruriginosas ou dolorosas e que ultrapassam os limites da ferida original, denominadas quelóides. A hiperproliferação de fibroblastos com consequente aumento excessivo da produção de colágeno pode levar à formação de cicatrizes extensas e desfigurantes, além de caracterizar um importante fator de risco para o aparecimento de prolife-rações neoplásicas cutâneas. Trata-se, então, de um desafio à classe médica, uma vez que, embora existam várias opções de tratamento, a taxa de recorrência é bastante elevada.

Objetivos

Apresentar um caso de cicatriz queloidiana com forma extensa e exuberante associada a lesão de carcinoma espinocelular.

Delineamento/Métodos

Relato de caso.

Resultados

Paciente do sexo feminino, melanodérmica, 49 anos, procurou o serviço de dermatologia com queixa de aparecimento de feridas há aproximadamente 11 meses em cicatriz queloidiana ad-quirida após laparotomia por abdome agudo aos 32 anos. Relatava aumento gradual das feridas com acometimento de toda a lesão queloidiana. Referiu uso tópico de dexametasona e ácido fusídico prescritos em unidade de saúde, com melhora do aspecto da lesão, mas sem involução do quadro. Ao exame dermatológico, apresentava lesão queloidiana linear xifopubiana, encima-da por lesões ulceradas e crostosas em sua parte medial com discreta exsudação de aspecto melicérico. Borda subminada nas extremidades e indolores à palpação. Paciente hipertensa e diabética em tratamento regular. Realizada biópsia incisional da lesão que evidenciou ao exame histopatológico carcinoma espinocelular moderadamente diferenciado. A paciente foi então encaminhada ao serviço de referência para tratamento de neoplasias para avaliação de abordagem cirúrgica.

Conclusões/Considerações finais

A cicatriz queloidiana ou queloide é um tumor dérmico fibroproliferativo que se desenvolve co-mo resultado de alterações no processo de cicatrização. De difícil abordagem terapêutica e na impossibilidade de prevenção de todos os casos, o conhecimento da patologia, de seu curso duradouro, de suas variantes e bem como das possíveis neoplasias associadas, se faz necessário para decisão precoce do melhor manejo terapêutico e consequente melhora da qualidade de vida do paciente.

Palavras Chaves

Queloide, carcinoma espinocelular

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL ESCOLA ÁLVARO ALVIM - Rio de Janeiro - Brasil, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CASSIANO ANTONIO MORAES - Espírito Santo - Brasil

Autores

ISABELA SECCATO RUIS CHAGAS, DANIELLE CRISTINA FILGUEIRA ALVES BATISTA, RAPHAEL FREITAS JABER DE OLIVEIRA, HUDSON DUTRA REZENDE, ANA CAROLINA XAVIER MILAGRE