14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Insuficiência de circulação colateral coronariana mimetizando achado eletrocardiográfico clássico da síndrome de Wellens

Fundamentação/Introdução

A interpretação do traçado eletrocardiográfico proporciona um rápido reconhecimento do diagnóstico, aplicabilidade de uma melhor terapêutica, o que resulta na reversibilidade do quadro e em um melhor prognóstico. Visto a alta taxa de mortalidade secundária a causa cardiovascular, Zwaan et al descreveram critérios que indicavam estenose crítica da artéria descendente anterior (ADA) e de mau prognóstico, denominada Síndrome de Wellens (SW).

Objetivos

Demonstrar a relevância de achados eletrocardiográficos na prática clínica.

Delineamento/Métodos

Exposição de caso clínico após atendimento da paciente desde a sua entrada até desfecho clínico favorável, com assinatura de termo de consentimento livre e esclarecido, e pesquisa literária na base de dados Pubmed e periódico New England Journal of Medicine, nos últimos sete anos.

Resultados

Paciente masculino, 57 anos, hipertenso, diabético e dislipidêmico procurou o serviço médico queixando-se de dor precordial típica. Foi realizado, dentro do tempo preconizado, um eletrocardiograma de doze derivações que evidenciou ondas T bifásicas (plus/minus) na derivação V2. O resultado da primeira investigação laboratorial com marcadores de necrose miocárdica normal. Realizada a cineangiocoronariografia que evidenciou coronária direita dominante, exibindo lesão de 40% proximal e oclusão no terço médio, ADA com oclusão em seu terço proximal, enchendo seu leito distal por circulação colateral grau 2 intra-coronariana e grau 3 inter-coronariana. Tal padrão de colaterais foi capaz de simular eletrocardiograficamente um estágio pré-oclusivo desta artéria, sendo que na ocasião havia oclusão total do vaso. Isso acontece porque a circulação colateral irriga os miócitos afetados pela isquemia, simulando o achado eletrocardiográfico de sub-oclusão coronariana. Paciente foi encaminhado para revascularização miocárdica.

Conclusões/Considerações finais

A alta suspeição de síndrome de Wellens favoreceu a antecipação diagnóstica e terapêutica. A aplicabilidade de tais critérios diagnósticos no cotidiano é responsável por permitir a indicação precoce de angioplastia coronariana, alterando a mortalidade.

Palavras Chaves

Síndrome de Wellens, insuficiência coronariana, eletrocardiograma

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina de Jundiaí - São Paulo - Brasil

Autores

Mariana Fernandes Amorim, Lais Oliveira Toledo, Rafael Mangini, Jose Prado Lyra, Luis Henrique Bignotto