14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

TAQUICARDIOMIOPATIA DILATADA POR FIBRILAÇÃO ATRIAL EM PACIENTE JOVEM: RELATO DE CASO.

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: A taquicardiomiopatia é uma entidade rara que consiste em disfunção ventricular sistólica e insuficiência cardíaca, em indivíduos jovens, causada por taquiarritmias persistentes ou repetitivas com frequência cardíaca elevada, cujas manifestações clínicas são reversíveis com a normalização do ritmo cardíaco em pacientes sem uma doença estrutural cardíaca estabelecida. A taquiarritmia geralmente é fibrilação atrial (FA) ou flutter atrial.

Objetivos

Objetivos:Relatar caso de paciente jovem com taquicardiomiopatia devido a fibrilação atrial persistente, evoluindo com melhora ou piora da função sistólica do ventrículo esquerdo (VE) relacionado à arritmia, durante 16 anos de acompanhamento clínico.

Delineamento/Métodos

Relato de caso.

Resultados

Descrição do caso: Masculino, 33 anos, iniciou quadro de FA aos 15 anos, apresentando fração de ejeção VE (FEVE) de 22% ao ecocardiograma (eco). Tratado com amiodarona, com melhora do quadro. Nega comorbidades ou cirurgias anteriores. Aos 22 anos, quadro de dispneia, palpitação e choque cardiogênico. Eletrocardiograma (ECG) mostrou FA. Iniciado dobutamina, amiodarona, furosemida, heparina, sem reversão química, sendo realizada cardioversão elétrica (CVE), com melhora clínica. No seguimento, realizou ablação por radiofrequência (ARF) da FA, com sucesso. Ecocardiogramas mostraram melhora progressiva da FEVE e do grau de dilatação VE, com normalização da FEVE 58%. Em uso irregular da medicação, assintomático, foi identificado, em consulta de rotina, aos 27 e aos 32 anos de idade, quadro de FA, com FEVE 24% e 45%, respectivamente. Em ambas as situações, após CVE com sucesso, houve normalização da FEVE, sendo indicado e realizado nova ablação por radiofrequência da FA com isolamento das veias pulmonares. Atualmente paciente estável, sem queixas, em ritmo sinusal e em uso regular de carvedilol, losartana, ancoron.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: Este caso demonstra a importância do diagnóstico precoce da taquicardiomiopatia, a indicação da reversão da arritmia, evitando a manutenção da disfunção sistólica ventricular, suas complicações e mau prognóstico.

Palavras Chaves

Palavras Chaves: Taquicardiomiopatia dilatada, fibrilação atrial, jovem.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina de Campos - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Thiago Burgarelli, Lais Riscado Saldanha, Alan Silva Martins, Kissila da Silva Pereira, Marcia Azevedo Caldas