14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE EXPERIÊNCIA – INTERNOS DO CURSO DE MEDICINA NO SAMU.

Fundamentação/Introdução

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – é um componente assistencial móvel da Rede de Atenção às Urgências com objetivo de chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte, mediante o envio de veículos tripulados por equipe capacitada, por meio do número 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

Objetivos

Conhecer um dos componentes da Rede de Atenção à Saúde do município de Uberaba.

Delineamento/Métodos

No período de 2 meses em plantões de 6 e/ou 12 horas, durante o estágio no SAMU, 24 internos do Curso de Medicina fizeram a coleta de dados das demandas nas quais o serviço foi solicitado, realizando um estudo observacional, transversal, descritivo. Para delinear a caracterização, as informações coletadas foram: quantidade de ocorrências atendidas no período; identificação das demandas; tipo de ambulância utilizada, Unidade de Suporte Avançado (USA) e/ou Unidade de Suporte Básico (USB); destino dos pacientes; idade e sexo dos pacientes atendidos. O motivo da demanda foi classificado segundo o CIAP 2 (Classificação Internacional de Atenção Primária) com potencial de avaliar razões que pacientes procuram o serviço de saúde de maneira mais ampla que o CID 10 abrangendo todas ocorrências.

Resultados

Os dados demonstraram que o gênero masculino (52,9%) realizou mais chamados sendo justificável pelo fato do homem negligenciar a atenção à sua saúde preventivamente. A faixa etária mais contemplada foi a sétima década (23,73%) refletindo a elevação da expectativa de vida. O tipo de ambulância mais solicitada foi a USB (71, 5%) evidenciando efetividade do funcionamento da Regulação das Urgências decidindo a necessidade do serviço solicitado. O motivo da demanda de destaque foi Lesão traumática (15,35%) devido acidentes automobilísticos exemplificando a negligencia no trânsito. A segunda demanda foi o Referenciado para hospital (7,9%) por meio das transferências dos pacientes graves do SUS evitando a interrupção do suporte hemodinâmico, ventilatório e medicamentoso. O destino de relevância foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA´s) (60%) demonstrando resolutividade em nível secundário diminuindo as filas nos prontos-socorros dos hospitais.

Conclusões/Considerações finais

A importância de uma sistematização do SAMU permite uma contemplação do serviço oferecido cumprindo requisitos de qualificação evidenciando eficácia no atendimento de urgência. Assim, corresponde os princípios de universalização, da equidade e da integralidade do SUS.

Palavras Chaves

SAMU; Urgências; Suporte; Avançado.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE DE UBERABA - Minas Gerais - Brasil

Autores

Beatriz Russo Rodrigues, Fabiana Prado Santos Nogueira