14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Transtorno de ansiedade generalizada um domínio do clínico: Relato de caso.

Fundamentação/Introdução

A ansiedade é muito frequente na prática clínica. Quando a ansiedade aparece em excesso, traz consequências desagradáveis a vida das pessoas. O transtorno de ansiedade generalizada apresenta-se por um conjunto de sinais e sintomas somáticos e psicológicos que influem no funcionamento cognitivo e comportamental.

Objetivos

Instigar os clínicos a se capacitarem para dinamizar o atendimento, identificar as causas e manejar o transtorno de ansiedade generalizada, vez que o atendimento precoce previne a cronicidade e o encaminhamento ao psiquiatra deve ficar restrito aos casos que não respondem ao tratamento.


Delineamento/Métodos

Descrição do caso:
A.R.O.B, 23 anos, sexo feminino, primeiro grau completo, relacionamento estável, costureira, comparece à Unidade Básica de Saúde da Família relatando ao clínico dificuldade no trabalho, nervosismo, problemas com o sono, fadiga, sudorese, tremores, choro fácil e logo inicia o mesmo. O médico retoma a consulta questionando o início dos sintomas e a paciente afirma oito meses em conjunto com uma listagem de outros médicos que procurou a cada sintoma novo. Afirma ainda não ter diagnóstico o que a deixa pior a cada dia. É solicitado exames laboratoriais, garantido atendimento psicológico na UBSF, terapêutica medicamentosa, diagnóstico compartilhado e agenda compartilhada. Paciente evoluiu com melhora clínica e sustenta adesão as terapêuticas propostas.

Resultados

O clínico conduz a consulta centrada no paciente na busca por excluir doenças clínicas que mimetizam ou culminam com ansiedade, porém tal destreza no diagnóstico do transtorno de ansiedade não é domínio de todos os clínicos que atuam na Atenção Primária.
Com o diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada firmado a terapêutica medicamentosa, o apoio familiar e multiprofissional é instituído.

Conclusões/Considerações finais

Há uma limitação para o reconhecimento do transtorno por parte dos médicos que atuam na Atenção Primária, devido a falta do conhecimento etiológico e experiência de manejo. Muitos apenas encaminham ao serviço especializado, vindo a perder o paciente no trajeto.
O único caminho a seguir, nessa área por tanto tempo negligenciada é a melhora ao acesso de consulta de livre demanda, capacitação dos médicos, apoio familiar, intervenções multidisciplinares, encaminhamento ao psiquiatra com retorno garantido portando a contra-referência. Tais medidas melhorariam o acesso do paciente, o tratamento e o retorno as atividades ocupacionais e sociais, minimizando o alto custo social e restaurando a saúde.

Palavras Chaves

Transtorno de Ansiedade Generalizada; Atenção Primária; Clínica Médica; Psiquiatra.

Área

Clínica Médica

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Araguari - Minas Gerais - Brasil

Autores

VALDENICE RODRIGUES DA CUNHA SOUSA, JÉSSICA EVANGELISTA DE QUEIROZ, FRANCIELLY DOS SANTOS VIEIRA, DEBORA OLIVEIRA QUEIROZ MACHADO, ALICE ROMERO