14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Amaurose devido a encefalite por Chikungunya - Relato de caso

Fundamentação/Introdução

A febre Chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus, causada pelo vírus Chikungunya, um vírus de RNA da família Togaviridae. A doença caracteristicamente se manifesta em um quadro de febre, artralgia, erupção cutânea, além de várias manifestações neurológicas como meningoencefalite, mielite dentre outras.

Objetivos

Apresentar o raro caso da literatura de amaurose secundaria à infecção por Chikungunya.

Delineamento/Métodos

Paciente J.E.M, sexo masculino, 62 anos, previamente hígido, atendido inicialmente em pronto-atendimento em Itapetininga, Bahia, com mialgia difusa, dificuldade de marcha, poliartralgia, edema de membros inferiores, turvação visual e diplopia. Foi transferido após para hospital em Vitoria da Conquista, iniciado tratamento de pneumonia e encefalite herpética (empiricamente), ainda evoluindo com rebaixamento de sensório, sendo transferido para o Centro Terapia Intensiva (CTI) de hopital em Belo Horizonte. Neste nosocômio foram realizadas pesquisas sorológicas para doenças infecto-parasitárias (zika, dengue, chikungunya, HIV, VDRL) reumatológicas, propedêuutica neurológica (ressonância de encefálo, eletroencefalograma e punção lombar), tomografia (tórax, abdômen e pelve) e Eco-transesofágico. A alteração mais expressiva se deu com sorologia para Chikungunya (IgM:5). Feita a hipótese diagnóstica de encefalite por Chikungunya, o paciente recebeu pulsoterapia e aciclovir por 3 dias e hidantal contínuo. Após 72 horas, iniciou-se melhora progressiva da resposta neurológica e saída da ventilação mecânica com retorno da respiração espontânea, o que levou à alta do CTI.

Resultados

O paciente foi mantido internado neste hospital por 139 dias com diagnóstico final de vasculite cerebral secundária a infecção por Chikungunya. Na alta o paciente apresentava melhora neurológica expressiva, decanulado, conversando com fluência, com cognição preservada, porém com perda visual total.

Conclusões/Considerações finais

A Chikungunya pode apresentar complicações neurológicas como a amaurose, ainda com casos pouco descritos na literatura. A atual expansão das arboviroses justifica a incorporação de pesquisas sorológicas na propedêutica das encefalites.

Palavras Chaves

Amaurose; Chikungunya; Encefalite; Vasculite cerebral

Área

Clínica Médica

Instituições

hospital mater dei - Minas Gerais - Brasil

Autores

daniela nascimento de sá, ana luiza lacerda bamberg, filipe rodrigues cunha, maria gabriella de oliveira cônsoli