14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS POR INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO NO ESTADO DA PARAÍBA NO PERÍODO DE 5 ANOS

Fundamentação/Introdução

O infarto agudo do miocárdio (IAM) é a morte dos cardiomiócitos, causada por isquemia prolongada. Considerado causa importante de óbito com crescente incidência em países em desenvolvimento. Essa é explicada pelo aumento da expectativa de vida e mudança no estilo de vida que passou a incluir os fatores de risco como: dislipidemias, Hipertensão Arterial, tabagismo, Diabetes Mellitus, sedentarismo, estresse e obesidade.

Objetivos

Analisar o perfil dos pacientes que foram atendidos por ocasião de IAM no estado da Paraíba.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo epidemiológico do tipo retrospectivo, cujas informações foram obtidas por meio de consulta ao DATASUS, em um recorte de tempo de janeiro de 2012 a dezembro de 2016. Analisou-se o perfil dos atendimentos hospitalares por IAM no estado da Paraíba.

Resultados

No período compreendido entre janeiro de 2012 e dezembro de 2016 foram atendidos no Brasil um total de 467.681 casos de IAM. Nacionalmente, o perfil dos atendimentos foi marcado por pacientes do sexo masculino (63,42%), nas faixas etárias de 60 aos 69 anos, seguida dos 50 aos 59 anos, de raça branca e parda, respectivamente, atendidos predominantemente no sistema privado (66,47%). No estado da Paraíba, foram assistidos 4.369 casos de IAM, o que corresponde a 0,93% do total do país no referido período. Assim como em âmbito nacional, houve predomínio do sexo masculino, com 59,19% (2.586 casos). Em relação à faixa etária, o maior registro foi entre os 60 a 69 anos, seguido dos 70 aos 79, refletindo uma considerável incidência em uma população ligeiramente mais idosa que a média nacional. A raça mais acometida foi a parda, seguida por uma população que não informou sua raça. De todos os atendimentos, a maioria, 3.043 casos, assim como no âmbito nacional, foi realizada no sistema privado. Dentro do período estudado, o ano de 2016, foi aquele com o menor número de ocorrências na Paraíba, enquanto que 2014, o ano que apresentou o pico de atendimentos, com 945 casos. Já no Brasil, o mesmo não se repetiu, o ano de maior número de ocorrências foi 2015, enquanto 2012 foi o período de menor casuística (85.222).

Conclusões/Considerações finais

A Paraíba segue a tendência nacional nos dados de IAM. Conhecer a epidemiologia da região de atuação é de extrema importância para os profissionais de saúde, a fim desenvolver estratégias de prevenção, com consequente redução da morbimortalidade.

Palavras Chaves

Infarto agudo do miocárdio; Epidemiologia; Fatores de risco.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

Francisco de Assis Cavalcanti Neto, José Gomes Souto, Ivson José Almeida Medeiros Júnior, Mônica Lorena Dias Meirelles da Cunha, Márcia Adriana Dias Meirelles Moreira